Jazz Brewing: Naming + Logotipo + Rótulo

Oque é: A Jazz Brewing é uma cervejaria artesanal cigana originária de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Foi fundada em 2016 junto ao lançamento da sua primeira cerveja. Romulo Campos, mestre cervejeiro e fundador da marca,  tem em seu estilo a característica da experimentação. Ao fugir de receitas conhecidas, acaba permitindo criar cervejas inusitadas. Esse desprendimento com o rigor dos estilos o proporcionou a ter ideias de cervejas novas que fogem aos rótulos tradicionais.

Desafio 01: Para a criação do nome da marca, levou-se em consideração a característica experimental do mestre cervejeiro da marca. Assim como da mistura de diferentes processos e ingredientes surgem suas cervejas que surpreendem rigorosos paladares, o Jazz por sua vez, apresenta esta característica da experimentação e do improviso que permite composições harmônicas envolventes e estimulantes, com influência de diferentes estilos e culturas. Desta forma, surgiu o nome da cervejaria “Jazz Brewing”, e da sua primeira cerveja “Jazz Witbier”.

Desafio 02: O símbolo da marcar, é um logotipo tipográfico, na qual suas letras são inspiradas nos instrumentos e fluidez sonora do estilo Jazz. O “J” inspirado no saxofone e o “A” no corpo de uma guitarra Gibson modelo “Flying V” configuraram um logotipo leve e quase sonora.

Desafio 03: Para a criação do rótulo, buscou-se a elegância do Jazz, com a escuridão dos pubs e os reflexos dos instrumentos musicais refletindo os feixes de luz. Dai surgiu a combinação do preto com o logotipo metalizado. Já o azul do rótulo, é para sinalizar que é uma cerveja do estilo Witbier.

Considerações Finais: Desenvolver o material desta cervejaria foi um prazeroso desafio. Ao criar a possibildiade de homenagear um estilo musical que admiro com uma cerveja que realmente agradou o meu paladar, fez com que todo o processo de criação a execução fluisse de forma ritmado e crescente.

 

Data
Categoria
Logotipo, Naming, Rótulo
Tags
jazz brewing, Logotipo, naming, rótulo